sábado, 28 de agosto de 2010

O FÓRUM INTEGRALISTA RIO 2009: UMA APRECIAÇÃO

Companheiros.
Escrevo este, ainda sob a influência do Fórum Integralista Rio 2009, terminado há poucas horas. E, por isso, talvez alguns julguem ufanista a minha impressão: O Fórum Integralista Rio 2009 foi um momento histórico, desses que a História no futuro – liberta da ditadura ideológica dos marxistas travestidos de historiadores – dirá que foi um divisor de águas, um marco, sendo o Integralismo periodizado como antes e depois do Fórum Integralista Rio 2009. Mas, se os que não compareceram ao Fórum julgarem excessiva a minha afirmação, os que lá estiveram, vivendo intensamente quatro dias de pura Brasilidade, tenho certeza, concordarão comigo integralmente.

Todavia, apreciando-o realisticamente, como exige a Doutrina Integralista, não posso deixar de reconhecer que, se qualitativamente o Fórum foi um estrondoso sucesso, quantitativamente estava longe daquilo que todos desejávamos.

Nos quatro dias do Fórum, inteligências primorosas – Integralistas e não-Integralistas – se revezaram na exposição dos mais diversificados temas, dando a todos os presentes esclarecimentos nos mais variados campos do conhecimento: Carlos Nougué, Francisco Anéas, Gumercindo Rocha Dórea, Lucas Carvalho, Marcelo Silveira, Mário Sérgio, Robson Ferreira, Victor Emanuel Vilela Barbui, só para citar àqueles oradores de que mais gostei. Também é importante assinalar que, durante os quatro dias do Fórum Integralista, todos os presentes – vou repetir – TODOS OS PRESENTES fizeram uso da palavra de forma irrestrita, participando concretamente, numa demonstração de respeito a democracia interna, que só é possível encontrar, de fato, no Movimento Integralista.

Não obstante o sucesso inquestionável, não consigo deixar de compará-lo ao Fórum que a burguesia irá realizar ainda este ano. Enquanto o Fórum Integralista Rio 2009 limitava-se a ocupar um Auditório para sessenta pessoas, o Fórum “politicamente correto” terá milhares de participantes. Sei perfeitamente que tais milhares de participantes são assalariados das Ongs, que por sua vez são bancadas pelo Capitalismo Financeiro Internacional, logo, com todas as facilidades de divulgação nos meios de comunicação de massa, de transporte, de estadia, de instalações suntuárias, etc. Porém, diante da desproporção numérica de participantes entre os dois eventos, não posso evitar de emitir algumas considerações desagradáveis.

A primeira delas, e nem de longe a mais importante, é a constatação de que, com a única exceção da Associação Causa Imperial – ACI -, os movimentos e grupúsculos, que vivem instando para que os Integralistas se unam ou façam alianças com outros movimentos “nacionalistas”, não compareceram – nenhum compareceu! -, perdendo assim uma boa oportunidade de provar que quereriam realmente a união ou aliança; também movimentos que prestigiamos, participando de seus eventos, não tiveram a reciprocidade de participar da nossa solenidade, e nem mesmo a boa educação de explicar porque não viriam. Apenas e tão somente a Associação Causa Imperial compareceu e participou ativamente do Fórum Rio 2009, comprovando a honestidade da proposta de ação conjunta de Monarquistas e Integralistas, em todos aqueles objetivos comuns aos dois Movimentos. Idealismo e sinceridade de propósitos, eis a síntese do que é a A.C.I. Propósitos e idealismo duvidosos, eis o que vejo nesses movimentos pseudo-nacionalistas.

O Brasil é um País de dimensões continentais. Tenho, portanto, perfeita consciência das dificuldades que os Companheiros residentes em Estados distantes do Rio de Janeiro tiveram em comparecer ao Fórum, particularmente, quanto ao transporte, pois, temos os transportes mais caros do mundo. Mas, se compreendo a ausência de tais Companheiros, a mesma compreensão não a estendo aos Companheiros dos Estados limítrofes ao Rio, nem tampouco aos Companheiros residentes no próprio Estado, e, principalmente, aos Companheiros residentes na Cidade do Rio de Janeiro, onde foi realizado o Fórum.

É óbvio que a minha indignação, não atinge aqueles Companheiros que por motivo de trabalho, de doença, ou restrição financeira, não puderam vir, mas, que conosco estavam unidos em espírito. Porém, todos aqueles que não vieram por motivos fúteis, por comodismo, preguiça, falta de responsabilidade e disciplina, a estes, não posso deixar de manifestar o meu total DESPREZO. A TODOS, em particular aos Companheiros moradores do Rio de Janeiro, quero alertar que o Integralismo é um movimento voluntário, ninguém é obrigado a ser Integralista, mas, se alguém quer ser um Soldado de Deus e da Pátria, então, exige-se dele SACRIFÍCIO. Que diante do exemplo de Companheiros, que terão dias de trabalho descontados de seus salários porque resolveram comparecer ao Fórum; de Companheiros da Bahia, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo, etc., que se deslocaram de grandes distâncias para estar conosco no Fórum; de Companheiros que vieram de Caxias, Niterói, Nova Friburgo, São João de Merití, etc., que transladaram-se de seus Municípios para prestigiar o Fórum; a ausência expressiva de muitos Integralistas da Cidade Rio de Janeiro é INDESCULPÁVEL, exceto, repito, nos casos de doença ou trabalho.

É inadmissível que Companheiros residentes na Cidade do Rio de Janeiro, particularmente naqueles Bairros que possuem acesso fácil ao Centro – o Fórum realizou-se na Rua da Assembléia -, como por exemplo, Botafogo, Copacabana, Tijuca, etc, tenham se ausentado do Fórum. A estes Companheiros, eu tenho duas coisas a dizer:
1º - Vocês perderam! Perderam um momento histórico, em que o Integralismo - representado por seus melhores elementos, unidos espiritualmente àqueles Companheiros de todo o Brasil, que não puderam comparecer por motivos reais e insuperáveis -, foi reafirmado com toda a sua grandeza, em que se escreveu mais uma página gloriosa da nossa Epopéia. E vocês, Companheiros, não estavam lá, falharam com o Sigma, e quem falha com o nosso Movimento está traindo o Brasil.
2º - Vocês deveriam criar vergonha na cara, e parar de mentir para si mesmos e para os outros, pois, vocês se dizem Integralistas, mas, não são, pois, quem não é capaz de abandonar seus compromissozinhos, seus lazeres, suas vidinhas – a julgar pelo comportamento egoísta – bastante medíocres, para trabalhar pelo Integralismo, quem não é capaz de despregar os olhos do próprio umbigo para lutar pelo Povo Brasileiro, quem é um completo inconsciente da responsabilidade que assume quando ingressa no nosso Movimento, evidentemente, só é Integralista da boca para fora, não é um autêntico Revolucionário Integralista, mas, um pequeno burguês dos mais repulsivos, cujo absenteísmo o torna pior que um comunista. Vocês não levaram a sério aquelas palavras do Chefe Nacional Plínio Salgado: “Antes de transpores esta porta, consulta o teu coração: És capaz de renunciar prazeres, ambições, interesses, a própria vida, pela grandeza da Pátria? Se ele te disser “sim”, então entra, e encontrarás aqui teus irmãos e tua glória”. Vocês se dizem Integralistas, mas, não o são, porque desertaram dos seus Irmãos Integralistas e fugiram da Glória.

Aos Brasileiros – Integralistas e não-Integralistas -, que compareceram ao Fórum Integralista do Rio de Janeiro, que têm a perfeita consciência de que cumpriram o seu Dever para com a Pátria e que vivenciaram um momento histórico irrepetível e aos que não puderam comparecer por razões concretas, imperiosas e insuperáveis, saúdo-os: ANAUÊ! ANAUÊ!

Como síntese dos quatro dias de trabalho, o Secretário Nacional de Doutrina e Estudos da Frente Integralista Brasileira, o Companheiro Victor Emanuel Vilela Barbuy, redigiu o “Manifesto da Guanabara”, que foi amplamente debatido e finalmente aprovado no dia 24 de Janeiro, sendo lançado publicamente no dia seguinte, 25 de Janeiro de 2009, no histórico Largo do Paço, em frente ao monumento do General Osório. Em breve, a Frente Integralista Brasileira divulgará o vídeo com os melhores momentos do Fórum Integralista Rio 2009, incluindo, certamente, a leitura do Manifesto, feita pelo Companheiro Victor Emanuel, numa bela manhã ensolarada, naquele local, onde desembarcou D. João VI, onde D. Pedro I disse o famoso “Fico”, onde a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e onde tantos outros acontecimentos relevantes para a Nacionalidade ocorreram.

Todos os Integralistas – e estou me dirigindo aos Integralistas de verdade -, estão convocados a difundir o “Manifesto da Guanabara”, por todos os meios a sua disposição e em todas as ocasiões.

Companheiros! É a hora da grande arrancada rumo ao Sigma!
Pelo Bem do Brasil!
Anauê!
Sérgio de Vasconcellos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário